Powered By Blogger

USA

USA
Bandeira dos EUA

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010


Relevo

A leste e bordeando a costa Atlântica se encontraram os Montes Apalaches, de modesta altitude. A oeste encontramos os planaltos e cordilheiras importantes como as Montanhas Rochosas, Serra Nevada e Cascata Range. Esta zona caracteriza-se por combinar alturas de 3.300m dos Montes Baker, com profundas depressões como a do Grande Vale da Morte (86m sob o nível do mar), com os lagos salgados o Lago Utah e o deserto do Colorado.
Entre estas cadeias montanhosas encontram-se As Grandes Planícies.
O Grand Canyon é uma depressão que o rio Colorado moldou durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Milhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.
Os principais rios do território são o Mississipi, Missouri, Ohio, Colorado e Rio Grande. O Mississippi e sua rede são navegáveis e supõem um meio de transporte, tanto comercial quanto para passageiros. Esta rede fluvial comunica-se através de canais com os Grandes Lagos ampliando a comunicação também com o Canadá, já que estes cinco lagos de origem glaciar estão partilhados pelos dois países. Seus nomes: Superior, Michigan, Furão, Erie e Ontario.
As costas atlânticas são altas e suas enseadas como a do estuário do rio Hudson ou as da Bahia de Baltimore extendem-se até o cabo Hateras. No sul, transforma-se e ficam baixas com dunas de areias finas. A Península de Flórida tem o tipo de costa areiosa e conta com ilhotas coralinas (Flórida Keys) ao sul. A costa do Golfo do México, porém, é pantanosa e tem como lugar caraterístico o amplo delta do rio Mississippi. O litoral pacífico distingue-se pelas águas profundas entre as que destacam a Bahia de São Francisco e o estuário do rio Columbia.
O Hawai, contendo mais de 3.000 km de ilhas de origem vulcânica possui quatro vulcões ativos e dois extintos. Destaca-se Oahu, a ilha mais importante, onde está a capital, Honolulú.
O Alaska ocupa a península norte ocidental do continente americano. Suas costas são altas e escarpadas. Seu principal rio é o Yukon. No sul encontram-se compridas cadeias montanhosas que contam com o cume mais alto do país, o Monte McKinley com 6.194 m. Também na zona ártica existem grandes maciços montanhosos como a Cadeia de Brooks. No sul e oeste da península destacam agrupamentos de ilhas conhecidas como as Aleutianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário